Notícias da Freguesia

IV DIA DA FREGUESIA DA FETEIRA

O IV Dia da Freguesia da Feteira foi comemorado no passado dia 22 de Agosto. Após o cumprimento da Filarmónica Lira e Progresso Feteirense á Junta e Assembleia de Freguesia com o seu social procedeu-se ao hasteamento das bandeiras Portuguesa, Açoreana e Feteirense ao som dos respectivos hinos, perante as entidades da Freguesia, convidados e público seguindo-se a Sessão Solene na Igreja Paroquial.

  

A Sessão foi presidida pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Horta (CMH), senhor José Leonardo, em representação do senhor Presidente da CMH que usou da palavra após o Presidente da Junta, senhor Eduardo Pereira o ter também feito. (fotos e vídeo integral da cerimónia abaixo)

 

De seguida deu-se início á sessão de homenagens da Freguesia a Entidades e Individualidades, inseridas na comemoração deste III Dia da nossa Freguesia.

 

As homenagens foram aprovadas em reunião de Junta de Freguesia sendo posteriormente propostas e aprovadas por unanimidade pela Junta à Assembleia de Freguesia da Feteira.

 

 

Individualidades Homenageadas:

  Prof. Dra. Magda Eugénia Pinheiro Brandão da Costa Carvalho Teixeira

 

 

Filha de Eugénio Brandão de Carvalho e de Noémia Maria Pinheiro Costa Carvalho, nasceu na Horta a 22.11.1976 e residiu na Feteira grande parte da sua vida.

Muito cedo se destacou como excelente aluna, tendo em 1994, concluído o 12º ano do Ensino Secundário na Escola Secundária da Horta.

Em 1998, terminou a Licenciatura em Filosofia, variante de Filosofia Fundamental, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Em 2000, concluiu a Profissionalização no Ramo de Formação Educacional em Filosofia, pela mesma Universidade, leccionando na Escola Secundária António Arroio, em Lisboa.

 

No ano lectivo de 2000/2001, leccionou na Escola Secundária José Belchior Viegas – S. Brás de Alportel, Algarve, tendo entrado de seguida para a Universidade dos Açores como assistente-estagiária.

Em 2003, defendeu provas com equiparação a Mestrado na Universidade dos Açores, com a tese “O conceito de “natureza” no pensamento de Antero de Quental” e com a lição “Verdade e Justiça no pensamento positivista de Manuel de Arriaga”, na Universidade dos Açores.

Em 2009, defendeu uma dissertação de doutoramento sobre “A noção de natureza criadora no evolucionismo metafísico de Henri Bergson”, na Universidade dos Açores.

Neste momento, é Professora Auxiliar no Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores, onde lecciona disciplinas de Ética (Ética e Relações Internacionais, Ética e Deontologia do Serviço Social, Bioética e Ética Ambiental) e de Antropologia Filosófica. Está a preparar um pós-doutoramento na área da Ética Ambiental, no Center for Environmental Philosophy, da Universidade do North Texas, nos Estados Unidos da América.

No âmbito da sua carreira académica, tem realizado algumas conferências relacionadas com as suas áreas de especialização, em Portugal e no estrangeiro. Tem publicado estudos em revistas da especialidade e, em 2006, publicou o livro A natureza em Antero de Quental: o projecto de uma metafísica positiva, pela Imprensa Nacional – Casa da Moeda.

Para além da área da Ética Ambiental, tem desenvolvido alguns trabalhos em Filosofia para Crianças.

Tem colaborado com diversos organismos de cariz cultural, destacando-se neste momento as suas funções de editora-adjunta do Boletim do Núcleo Cultural da Horta.

A Junta de Freguesia da Feteira, pretende deste modo reconhecer o percurso académico e profissional, desta filha da terra.

 

 

 

 

 

 Professora Doutora Maria João Maciel Jorge Dodman

 

Filha de João Silveira Jorge e de Maria Ascensão de Sousa Maciel Jorge, nasceu a 21.08.1970 em Ponta Delgada, onde residiu até aos dois anos de idade. Toda a sua juventude foi vivida na freguesia da Feteira, ilha do Faial, onde concluiu o 12º ano de escolaridade, tendo inclusive naquele ano, recebido o prémio do “Rotary Club” por ter sido considerada a melhor aluna.

 Em 1989 emigrou para o Canadá em busca do sonho da emigração.

Chegada aquele país iniciou um novo ciclo de vida.

Inconformada com o trabalho árduo que inicialmente desenvolveu, e que a comunidade imigrante se sujeita, decorridos alguns anos, concretamente em 1994, conseguiu candidatar-se à Universidade de Western Ontário, onde iniciou os estudos académicos.

Na Universidade de Waterloo em 1999 completou a sua licenciatura, regressando posteriormente à Universidade de Western Ontário para em 2001 completar o mestrado em literatura espanhola, na qual se dedicou a estudar a representação da mulher na obra de Gil Vicente.

Em 2005 começou a leccionar literatura e língua portuguesa na Universidade York, em Toronto.

Finalmente em 2007 concluiu o doutoramento em literatura portuguesa e espanhola, na Universidade de Toronto.

Actualmente, é professora na Universidade York, onde criou um programa de Estudos Portugueses, sendo um de apenas dois programas de estudos no Canadá. Tem publicações em vários livros e revistas académicas e tem participado em numerosas conferências nacionais e internacionais. A sua investigação centra-se na literatura dos séculos 16 e 17 e actualmente dedica-se à literatura de viagens, nomeadamente aos primeiros contactos dos portugueses com a população indígena do Brasil. Dessa investigação, surgiu “Truth Telling, Credibility, and the Story of the Self in the Diário da Navegação of Pêro Lopes de Sousa” a ser publicado numa colectânea sobre relações de viagens pelo prestigioso centro de estudos renascentistas da Universidade de Toronto.

No Canadá vem desenvolvendo variadíssimos projectos, tendo até alguns trabalhos relacionados com a cultura açoriana. Participou também em colóquios organizados pela Universidade de Santa Catarina - Brasil, pela Universidade de Macau, pelas Casas dos Açores, entre outras, contribuindo fortemente para a divulgação do ensino e da cultura portuguesa.

A Junta de Freguesia da Feteira pretende deste modo, manifestar o seu reconhecimento pelo percurso alcançado, orgulhando-se de uma Feteirense que triunfou na diáspora.

 

Após o encerramento da Sessão Solene ouve um belo momento cultural proporcionado pelo Maestro José Maria da Silva e seu filho Tiago Silva (Bandolim e Clavinova) e pelo nosso Grupo Coral que terminou com o hino “Feteirenses Reunidos” da nossa Freguesia.

 

Veja as Fotos aqui: https://picasaweb.google.com/feteira8/IVDiaDaFreguesia?authuser=0&feat=directlink

 

Veja o video aqui: http://www.ustream.tv/recorded/16929139

 

 

Mapa de Pessoal

Redes Sociais

A Junta de Freguesia está presente na Rede Social Facebook onde coloca conteúdos novos frequentemente.

Siga-nos no Facebook!

Fotos

Notícias

PRORURAL+

Denominação do Projecto: Publicação do Livro "Freguesia do Divino Espírito Santo da Feteira"

Descrição do Projeto: Edição de 300 unidades de um livro sobre a Freguesia da Feteira

Intervenção: 7.6.1- Investimentos Associados ao Património Cultural e Natural e Ações de sensibilização Ambiental

Data da Aprovação: 28.01.2017

Data do termo de Aceitação/Contrato: 17.02.2017

Investimento Total Ilegível: 3.730.00€

Comparticipação PRORURAL+: 3.730.00€

https://ec.europa.eu/agriculture/rural-development-2014-2020_pt

 

 
JSN Epic template designed by JoomlaShine.com