Notícias da Freguesia

Chuva forte provoca enxurradas, inundações e estragos consideráveis na Freguesia da Feteira

A chuva que cai desde ontem já provocou muitos estragos na nossa Freguesia. No Farrobim do Sul os sobrantes de roças, efectuadas nos caminhos do mato e num caminho de acesso a pastagens entupiram o aqueduto situado no início da Travessa do Farrobim.

As águas provenientes desta grota, com o aqueduto entupido, galgaram a estrada e entraram na garagem do Sr. Vargas, na loja do Sr. António Abreu, na casa do Sr. Lázaro e na casa do Império do Farrobim.
Na zona de acesso á sala principal da casa do Império, na cozinha e na arrecadação a água esteve a cerca de um metro e meio de altura. Lama e água provocaram muito prejuízo a esta colectividade.
No Farrobim do Norte a demasiada água que vem do caminho florestal danificou a estrada.
A Rua Maria Leonarda e a Rua das Courelas estiveram intransitáveis devido a entulhos diversos.
Junto a uma habitação no Bairro da Feteira foi necessária a intervenção de uma máquina para abrir um regato, com cerca de 40 metros, para desviar águas para uma grota afim de evitar a inundação previsível nesta casa.
No Farrobim do Norte caíram alguns lances de terra e pedra assim como nas Ruas da Igreja, Granja, Farrobim do Sul, Farrobim do Norte e Canada da Faia.
Muitas das Ruas estão sujas e com os esgotos entupidos tendo também o asfalto cedido provocando buracos.
A ponte de São Pedro junto á Rua do Algar esteve entupida e a rápida intervenção da máquina que estava a operar na zona do bairro evitou mal maior.
A Junta contou com os seus meios (duas camionetas) e colaboração de seis funcionários.
Contou ainda com o apoio de uma máquina de um particular, uma máquina e pessoal da CMH e dos Bombeiros Voluntários com pessoal e meios de extracção de água e limpeza.
Muitos populares, no Farrobim do Sul, estiveram desde a primeira hora nos trabalhos de desobstrução e limpeza.
O serviço de limpeza continua amanhã assim como a retirada de terras e pedras que deslizaram para a estrada.
Esperamos que as condições meteorológicas, durante a noite, sejam mais favoráveis para não provocarem mais prejuízos.
O problema das águas que vem do mato e tem provocado problemas nas zonas do Lameiro Grande/Courelas, Amoreirinhas/Leonarda/Grotas e Atalaia, Farrobins do Sul e Norte que por sua vez provocam outros problemas nas outras zonas da Freguesia tem sido uma preocupação da Junta de Freguesia.
Alguns dos problemas estão detectados e a Junta aguarda a disponibilização de maquinaria, dos serviços competentes, para iniciar obra.
Já reunimos com a CMH indo inclusivamente com os senhores Presidente, Vice-Presidente e Técnicos aos locais. Vai ser efectuado pela CMH e Junta um trabalho que se prevê ficar pronto até final do Verão para tentar sanar alguns deste problemas.
Já reunimos com o Serviço de Ambiente da Ilha do Faial tendo este serviço já efectuado o levantamento, com GPS, de todos os cursos de água da Freguesia desde as suas nascentes. Os serviços da Direcção Regional de Recursos Hídricos e Ordenamento do Território estão em fase de conclusão de um estudo que visa o transbordo e encaminhamento de águas para cursos de água com maior capacidade.
Temos esperança de poder tratar da maioria destes problemas antes do próximo Inverno mas também solicitamos a colaboração da população evitando que outros desviem ou coloquem entulhos em cursos de água, que façam roças de as deixem nos cursos de água, etc.
Todos temos a obrigação de cuidar do nosso ambiente. Ele é de todos e para todos!

Redes Sociais

A Junta de Freguesia está presente na Rede Social Facebook onde coloca conteúdos novos frequentemente.

Siga-nos no Facebook!

Fotos

Notícias

PRORURAL+

Denominação do Projecto: Publicação do Livro "Freguesia do Divino Espírito Santo da Feteira"

Descrição do Projeto: Edição de 300 unidades de um livro sobre a Freguesia da Feteira

Intervenção: 7.6.1- Investimentos Associados ao Património Cultural e Natural e Ações de sensibilização Ambiental

Data da Aprovação: 28.01.2017

Data do termo de Aceitação/Contrato: 17.02.2017

Investimento Total Ilegível: 3.730.00€

Comparticipação PRORURAL+: 3.730.00€

https://ec.europa.eu/agriculture/rural-development-2014-2020_pt

 

 
JSN Epic template designed by JoomlaShine.com